BAIXO NÍVEL DA BARRAGEM DE MIRORÓS PREOCUPA A REGIÃO!

Barragem de Mirorós - Capacidade 176 milhões de m3 de água

Autoridades políticas da região de Irecê querem que o governador Jaques Wagner decrete situação de emergência por conta da crise de água na Barragem de Mirorós. O problema foi o principal assunto de uma reunião ocorrida recentemente com gestores municipais e representantes da Embasa, articulada pela União das Prefeituras do Platô de Irecê (Unippi). A cobrança ao governador estava agendada para acontecer durante sua visita a Irecê nesse último fim de semana, mas a visita foi cancelada. O prefeito da cidade de Lapão, Hermenilson Carvalho, destacou a urgência no término da obra da Adutora do São Francisco, que é tida como a ‘salvação para o problema’. “O governador precisa voltar sua atenção para a nossa região, pois ainda falta muito para concluir a Adutora”. Já o prefeito de São Gabriel, José Carlos, resumiu: “O momento é de dor e sofrimento. Estamos chegando ao fundo do poço”. O gestor disse que, se necessário for, a prefeitura disponibilizará cerca de R$ 100 mil para agilizar a construção da Adutora (Escrito por Glauber Gomes - http://www.morronoticias.com/)


A Barragem de Mirorós fica na Bacia dos rios Verde e Jacaré que são afluentes do rio São Francisco e tem a sua foz a montante da Barragem de Sobradinho. A Bacia do rios verde e Jacaré é uma das bacias juntamente com a Bacia do Salitre que o conflito pelo uso da água vem se agravando a cada dia que passa. 


A falta de aplicação das leis hídricas do país e da própria Bahia tem levado a maioria das Bacias Hidrográficas da Bahia ao caos. A falta de descentralização e participação da sociedade civil através do Comitês da Bahia, relevado por este governo elevou muito o conflito pelo uso da água nas sub-bacias do Rio São Francisco na Bahia. 


A barragem de Mirorós inicialmente projetada para atender uma demanda que nos últimos anos foi triplicada com o incentivo da irrigação que gera o conflito. Mirorós água para dessedentação humana ou para o agronegócio? 

Complementado por Almacks Luiz Silva - Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

7 comentários:

  1. Isso demonstra o caos instalado de forma generalizada no âmbito do Estado da Bahia por incúria administrativa do tão propalado INEMA que não disse para que veio. Aliás foi uma troca de 6 ou meia dúzia. Os fatos demonstram sobejamente o descalabro por incúria, inépcia mesmo do órgão baiano que resolveu aborver a secretaria executiva dos Comitês para manter o "status quo" de inércia que sempre perdurou na política hídrica baiana, acentuada no atual governo. É preciso que se chegue ao atual estado de calamidade generalizada, como se verifica em todas as bacias da Bahia? A exemplo do que tem acontecido nos rios Salitre, Verde, Jacaré, Jacuípe, Paraguaçu, Utinga, Mucambo, Santo Antônio e demais espalhados pelo território baiano. Nâo existe política hídrica efetiva na Bahia e gostaria que o Secretário Spengler assuma esta responsabilidade. Os Comitês foram inviabilizados pela política adotada atualmente e o Secretário de Meio Ambiente da Bahia ainda propôs desmontar os Comitês carrendo para si todos os poderes e em todas as instâncias ambientais. Neste caso, o que vemos aqui é a atuação providencial do Presidente do Comitê Sr. Almacks que de forma intimorata resolve mostrar o estado caótico da gestão das águas na Bahia, pontuando apenas Mirorós. O INEMA precisa atuar e cumprir sua obrigação institucional já que assumiu INDEVIDAMENTE, saindo de sua prerrogativa institucional a Secretaria Executiva. Agora, diante do problema que se apresenta em Mirorós, o INEMA é instado a resolver a problemática no seu clímax: ÁGUA PARA ABASTAECIMENTO HUMANO E DESSEDENTAÇÃO ANIMAL, sabidamente prioritários, ou ÁGUA PARA O AGRONEGÓCIO? Qual a necessidade primeiro?
    Beber água ou usar a água para produzir os alimentos? E AGORA INEMA??? o Abacaxi é seu, descasque-o!!!
    Ana Lúcia Barreto

    ResponderExcluir
  2. È sem soma de duvida um verdadeiro descaso com a população usuária da região de Irecê ,água é vida e todos tem direito.Quando essa obra vai ficar pronta será que os produtores de banana vão pagar o pato diante de um país que tem a 6 posição,que tem dinheiro para ser roubado em todos os ministérios e não tem para resolver a situação da barragem de mirorós.

    ResponderExcluir
  3. Se a transposição do Rio São Francisco para alimentar bacias e reservatórios dos estados de Pernambuco,Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará é uma realidade insofismável, a um custo inicial de R$ 6,8 bi, com a água utilizada para 70% irrigação, 26% uso industrial e 4% população difusa, 600 km de canais de concreto de 25 m de largura , uma infinidade de bombeios, acho que nós bahianos, temos de iniciar uma cruzada imediatamente com o objetivo de encher os nossos reservatórios, perenizar os rios que permitem ao semiárido viver e alimentar e dar água ao seu povo.
    Temos que movimentar a classe política, empresarial, sindicatos de trabalhadores e associações de agricultores, e porque não, os próprios órgãos que dependem da água para consumo humano e industrial e na fase dos 94% de Sobradinho, ou espera de enchentes, também termos o nosso quinhão da água tão preciosa do velho chico tão maltratado.Não encontro outra maneira de resolver problema de Mirorós, França, São José do Jacuipe, Pedras Altas e outras pequenas barragens do semiárido , sem uma atitude séria do povo bahiano na defesa dos seus interesses e por que não dizer , na defesa da possibilidade de continuar vivendo em nossas regiões.PRECISAMOS DAS TRANSPOSIÇÔES.
    Proponho o início de uma campanha séria e rápida, que teria o seu start nas reuniões mensais dos Territórios de Identidade, levando-se informação simples e direta , por todos os meios e mídias possíveis ao povo, das ações desenvolvidas. A bancada federal da Bahia tem de ser obrigada a defender os interesses do povo do estado.
    No nosso caso, a perenização do Rio Jacaré( Vereda de Romão Gramacho) é imprescindível. Precisamos que o volume necessário a uma vazão de perenização dos leitos do Rio de Jacuipe e do Rio Itapicuru, esteja nas imediações de América Dourada. Sonho louco? Não. Briga boa.....de cachorro grande. Vamos começá-la. Vamos motivar 1.000.000 de pessoas com um gigantesco abaixo assinado, bem embasado e respaldado pela necessidade de ter o maior bem da humanidade- ÁGUA. Bombear para o alto do Morro do Chapéu... outro sonho louco? Vamos brigar por ele. Talvez ter uma hidrelétrica na queda do Ferro Doido, pára recuperar a energia gasta no bombeio para o Morro- sonho doido? Vamos estudar. Alguem tem de começar. Preciso de parceiros. Começar a esbravejar por direitos fundamentais à vida. Que bom combate. Tenho certeza que dentro de muito pouco tempo vocês aí ouvirão falar da zoada que vamos fazer aqui , do outro lado do morro. Meu nome é Wilson Mascarenhas, fui membro do Comité gestor da Bacia do Paraguaçu, responsável pela subbacia do Jacuipe. Meu email: wlbmascarenhas@hotmail.com Meu blog: Bahiadeverdadeblogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gedel, Wagner, Lula, Dilma e tropa defendem a transposição das águas do São Francisco para servir ao Porto de Pecém - CE e para a carcinicultura (criação da caranguejo da Malásia em tanques), que é necessário 80 mil litros de água para produzir 1 Kg de caranguejo, Depois tudo isso vira esgoto e é lançado nos mangues para adoecer os caranguejos nativos em nossos biomas.

    Será que eles conhecem a situação das sub-bacias do São Francisco na Bahia? a exemplo de Salitre que até crime já teve pelo conflito da água, Verde Jacaré e demais?

    Pena é quem tem gente que foi presidente do comitê do Verde jacaré por 8 anos, fez do comitê o seu trapézio para um grande cargo na SEMA e com sua omissão tem prejudicado e muito o povo da bacia do Verde Jacaré. É por isso que quando ele me ver de longe sai pela tangência porque me critica que não tenho apoiado o governo. Apoiar o governo para destruir o povo de uma Bacia?

    ResponderExcluir
  5. A Bahia está sedenta e ficará faminta, pois a água está escassa em suas regiões. Quem é o dono da água?, Quantos (DEUSES) já foram solicitados pelos queridos baianos, pois o índice de idolatria na Bahia é muito grande. Ainda deixo-vos uma pergunta-alternativa. Já houve a intenção de se agregar (somar, ajuntar) todos os deuses criados na Bahia para fazer uma única petição? ( _ ÓH DEUSES BAIANOS TENHA COMPAIXÃO DE NOSSA TERRA E ENVIA-NOS ÁGUA, PELA TUA MISERICÓRDIA NÃO DEIXE O TEU POVO MORRER DE SEDE ).
    Não me olhe como crítico, abusivo, irônico. Veja se não é uma tentativa, uma busca, enfim uma solução!!!

    ResponderExcluir
  6. Até quando o povo deste estado maravilhoso,vai ficar a mercê destes politicos mentirosos que só querem enganar essa populaçao que tbm precisam acordar e procurar pessoas honestas que realmente queiram lutar com ulhas e dentes por esse povo tão guerreiro desta região sofrida..não só pela seca más pelos políticos corruptos que passam anos e anos nessa enganaçao..Tenho a absoluta certeza que se eles cumprissem com a metade das promessas feitas em épocas de eleiçoes essa populaçao não estaria passando por essa situaçao..A regiaõ de Irecê tem a terra mais fértil e produtiva de todo nordeste e é preciso ser aproveitada com mais competência para o bem de todos..Se isso fosse usado com inteligência e competência o progresso desta região já estaria muito mais avançado á muitos anos sem ter parado no tempo..Avante terra guerreira e que Deus A proteja..

    ResponderExcluir
  7. o que ta acontecendo meu DEus

    ResponderExcluir

Arquivo do blog